domingo, 24 de julho de 2011

Minha campanha: Não queremos mais vereadores, mas sim vereadores mais…

Já está praticamente definido que nas próximas eleições vamos eleger 12 vereadores em Louveira. Não apoio o aumento de vereadores, sofro ao saber que meu dinheiro será usado para pagar os salários a mais que surgirão, e a questão não é a cidade ter dinheiro suficiente ou não para cobrir esse encargo, a pergunta que me faço é se tal edil merece receber minha “contribuição”, e pelo que se vê atualmente (com poucas exceções) a resposta com certeza é NÃO! Não acho justo colocar esse fardo sobre os contribuintes. Algumas pessoas dizem que é bom ter mais vereadores. Eu discordo. Temos em Louveira representantes de comunidade, professores, empresários, etc, isto também é representatividade. Não é quantidade, é qualidade. Em relação ao argumento de que é mais fácil cobrar a administração executiva, eu discordo. Estamos falando de caráter e não de quantidade. Na realidade, a qualidade da representação popular na Câmara  dá-se pela composição de um quadro que efetivamente saiba legislar e fiscalizar de modo competente os atos do Executivo, não importando se são 09 ou 12 componentes.
O interessante é que, por mais que os vereadores, embora legalmente tiveram esta condição em aprovar o projeto aumentando o número de edis, não buscaram a opinião dos louveirenses sobre o assunto. Já que a Câmara devolve sempre uma boa quantia em dinheiro para a Prefeitura, porque não realizaram uma pesquisa com a comunidade?
Quer saber, sou a favor mesmo é da diminuição no número de vereadores, eliminando aqueles que desconhecem suas obrigações, alguns nem sabem o que estão fazendo, apenas respondem um simples “sou contra ou a favor”, indo as terças-feiras marcar presença nas sessões.
Uma dica ao jornal Folha Notícias, grande meio de comunicação da nossa região, cujo qual sinto orgulho de ser colunista: que tal fazer uma pesquisa com os munícipes e ver o que acham desse aumento?
Louveira hoje com 37 mil habitantes, deveriam diminuir o número para 6 vereadores (impossível pela constituição, sendo que o número mínimo é 9, vide art. 29, alíneas a, b e c) e estaria de excelente tamanho. Com isso, poderiam aumentar os espaços dos gabinetes, diminuiriam os gastos e se de fato quisessem, exerceriam na plenitude a missão Legislativa.
E o povo? ora o povo! assiste a tudo impassível, conformado, inerte, cabrestado.

[Jó Bichara]

Coluna: Arte em Vida
Colunista: Jorge Bichara Netto
Veículo: Folha Notícias
http//portal.folhanoticias.com.br/

3 comentários:

  1. Ae Jó!! To com você nessa.
    Pra mim vereador nem salário deveria receber.

    Abração!!

    Furlan.

    ResponderExcluir
  2. Valew Furlan;

    Uns nos chamam de loucos, outros de burros, mas na verdade somos justos e agimos pelo BEM e para o BEM !!

    Abx

    ResponderExcluir
  3. Jó, já que em Louveira os vereadores não respeitam a Constituição Federal mesmo, acho que não é pedir demais a redução hauhauhaahuahuahuahuhauahuahuah

    ResponderExcluir